Hubble

A câmera do Hubble deixa de funcionar, diz Nasa

O principal equipamento fotográfico do telescópio espacial Hubble, responsável por retratar as das mais fascinantes imagens do cosmo já vistas pelo homem, deixou de funcionar. Conforme anúncio feito pela Nasa, a câmera ficou inoperante depois de uma falha elétrica no equipamento.
Astrônomos do mundo todo afirmam que a notícia é terrível – a perda do equipamento é significativa, já que o Hubble registrou as imagens mais claras já vistas do universo.

O equipamento, intitulado Câmera Avançada para Pesquisas, ainda pode voltar a funcionar parcialmente. Mas conforme os cientistas que trabalham para a agência espacial americana, apenas um terço da capacidade da câmera de registrar imagens poderá ser restaurado.
Uma nova câmera poderá ser colocada no telescópio Hubble numa missão de ônibus espacial prevista para o ano que vem.

A atual câmera do Hubble foi instalada em 2002 e, desde então, é o equipamento mais utilizado do telescópio espacial. O equipamento consiste na verdade em três câmeras que trabalham em conjunto – elas detectam e filtram luzes desde o ultravioleta até quase o infravermelho. Os astrônomos poderão seguir usando os outros instrumentos do Hubble, mas a perda da câmera foi muito lamentada na comunidade científica.

“A ciência continuará, mas é uma enorme perda, sem dúvida”, disse o astrônomo Mario Livio, do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, em entrevista à rede BBC. “É uma perda muito grande porque a câmera era fantástica, e produzia informações científicas fantásticas.” O Hubble está no espaço desde 1990, e permite que os cientistas façam observações mais precisas do cosmo, já que elimina o efeito de distorção causado pela atmosfera terrestre nos telescópios comuns.

Esta entrada foi publicada em Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *