Fã do Rei da Espanha !

A partir de hoje me tornei o fã número 1 do Rei da Espanha, Juan Carlos !

Até que enfim alguém mandou o maluco do Hugo Chavez calar a boca !

-=-=-=–
Jornal Estado de Minas – 13/11/2007 – Caderno Internacional

Madri – O rei Juan Carlos fez bem em mandar Hugo Chávez se calar, na sessão de encerramento da 17ª Conferência de Cúpula Ibero-Americana, em Santiago, porque o presidente da Venezuela estava insultando um ex-primeiro-ministro da Espanha. Assim pensa o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que está no poder, com José Luís Rodriguez Zapatero, e defende a manutenção de boas relações com as antigas colônias da Espanha na América Latina, desde que haja respeito mútuo e se evitem agressões como a que foi vítima o ex-premiê conservador José María Aznar.
Discursando ontem no Congresso dos Deputados (câmara baixa), o porta-voz da bancada socialista, Diego Lopez Garrido, disse que a Espanha não pode tolerar desrespeito aos seus cidadãos, ainda mais alguém tão proeminente e com tantos serviços prestados como Aznar. “Esse é um princípio democrático fundamental, que governa as relações entre os países”, prosseguiu ele, sob aplausos dos colegas.

O ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, também defendeu o monarca. Disse que se Chávez deseja manter boas relações com a Espanha, como afirma, deve respeitar seu rei, o primeiro-ministro e os seus antigos governantes.

PRINCÍPIOS O bate-boca entre Chávez, o monarca e o premiê Rodríguez Zapatero começou quando o dirigente venezuelano acusou Aznar, do Partido Popular, de ter apoiado a conspiração de 2002, que o afastou brevemente do poder. O dirigente venezuelano chamou o ex-primeiro-ministro conservador de “fascista”, repetidas vezes, até que o atual chefe do governo espanhol, o socialista Zapatero, sentado ao seu lado, ficou incomodado e exigiu de Chávez um pouco mais de respeito ao político espanhol, apesar de suas diferenças políticas.

“Presidente Hugo Chávez, penso que existe um princípio essencial para o diálogo, qual seja, respeitar e ser respeitado, devemos ter cuidado para não cairmos em insultos”, disse Zapatero, dirigindo-se ao dirigente venezuelano. Chávez não lhe deu ouvido e continuou interrompendo Zapatero, apesar de seu microfone estar desligado. Sentado ao lado do premiê, o rei Juan Carlos não conteve a irritação. Inclinou-se para a frente, fulminou Chávez com os olhos e o questionou: “Por que você não se cala?”.
Não demorou muito e Juan Carlos levantou-se da cadeira e deixou o recinto, visivelmente contrariado e irritado com ele próprio, por não ter-se contido. Aznar foi informado imediatamente do que aconteceu e telefonou a Zapatero, para agradecer.

Esta entrada foi publicada em Aconteceu, Política. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *