Twitter e o caso do PresidenciaBR.

Há bem pouco tempo sou usuário do Twitter ! Meu perfil foi criado no dia 06 de fevereiro e contei esta experiência aqui no blog !

A pergunta se iria dar certo comigo já está respondida pelo número de posts que já fiz por lá e pelo meu hábito de ler os posts do Twitter toda hora no celular.

É sem dúvida uma fonte de informação e relacionamento sem igual ! Vale experimentar.

presidenciabrMas o que eu quero comentar hoje é sobre o caso do perfil @PresidenciaBR que aconteceu nos últimos dias !

Uma pessoa, provavelmente da área de comunicação, segundo foi divulgado nos seus posts, criou este perfil no Twitter e começou a divulgar notícias que eram copaidas do site da SECOM (Secretaria de Comunicação do Governo) como se fosse um perfil da Presidência da Republica.

Segundo o dono do perfil, o objetivo era mostrar que o governos brasileiro deveria dar atenção as novas mídias de divulgação de notícias, seguindo o exemplo do governo de Portugal que tem seu perfil no Twitter.

O que ocorre é que por razões que desconhecemos, o dono do perfil foi notificado para apagar o perfil do Twitter.

Estranho esta posição uma vez que as noticias divulgadas ali eram cópias exatas das publicadas no site da SECOM, não houve nenhuma ofensa ao Presidente ou quem quer que fosse do Governo, não houve baderna alguma, nada que justifique tal ação.

Ainda mostrando sua intenção de comunicação, o dono do perfil se retratou oficialmente, esclareceu os objetivos do projeto e apagou o perfil como foi pedido pela SECOM e em respeito as solicitações que recebeu.

Pelo sucesso que alcançou com mais de 400 seguidores em poucos dias e várias mensagens de apoio ao projeto e de rejeição a idéia de apagar o perfil, vemos que a solução de comunicação seria sim, muito bem aceita no meio digital, o que torna o projeto do dono do perfil um sucesso de marketing.

Mandei uma Direct Message para ele para publicarmos aqui no Blog sua história.

Mas acho que ele ainda esta assustado com toda a repercussão do caso (IG , Folha de São Paulo, UOL e no site do SECOM são alguns exemplos desta repercussão !) e esta preferindo esperar a poeira abaixar.

Mas já coloquei o blog a disposição para ouvirmos a história do projeto, que sem a menor sombra de duvida, foi um sucesso de comunicação !

Esta entrada foi publicada em Aconteceu, Tecnologia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Twitter e o caso do PresidenciaBR.

  1. Rafael Cabral disse:

    Olha o @presidenciaBR aí no Blog! Eu tenho certeza, hoje mais do que nunca que a presidência está começando a olhar para este tipo de ação com outros olhos.!
    Abraços!!

  2. Poliana disse:

    Prezado Marcelo,

    Gostaria de deixar aqui meus parabens pela sua iniciativa de escrever sobre o presidenciaBR e para o criador do perfil. Eu acompanhei o crescimento do blog e toda a discussao que estava acontecendo, e tive a oportunidade de ler agora as reportagens divulgadas a respeito. Eu acredito que essa acao foi das mais inteligentes para mostrar para a SECOM que eles estao completamente desatualizados com relacao as formas disponiveis de interacao comunicativa com o jovem brasileiro. O perfil foi criado de forma cautelosa, apresentado apenas noticias veridicas, sem nenhuma demonstracao de rebeldia ou protesto. O numero de seguidores passou dos 400 nao em dias, mas em horas. Isso soh vem comprovar o interesse do jovem brasileiro de interagir com o Governo, mantendo-se atualizado sobre as ocorrencias brasilienses, e facilitando a oportunidade de livre expressao. Admirei tambem as manifestacoes enviadas nos dias seguintes pelos seguidores, pedindo pra que o perfil nao fosse retirado, mas repassado `a SECOM. Eu espero que esse assunto seja levado a serio e que a iniciativa tomada pelo criador do “presidenciaBR” seja apenas um primeiro passo para a atualizacao da comunicacao da nossa Presidencia.

    • cepa disse:

      Oi Poliana,
      Obrigado pela msg. Sem dúvida a iniciativa foi de sucesso e tenho certeza que o SECOM irá avaliar a criação do perfil para esta comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *