No final do ano passado, os participantes do Grupo de Intercâmbio Empresarial de BH (GIE-BH)(conheça aqui), do qual faço parte, participaram de uma palestra comercial da Fiat falando das estratégias comerciais da fábrica.
Neste evento, todas as pessoas que participaram ganharam o direito, se quisessem, de fazer um demo drive no Sedã Top de Linha da Fiat, o Línea !
Como sou um apaixonado por carros e o Henrique é apaixonado pelo Linea (ele identifica o carro na rua !), me inscrevi para fazer o demo drive.
Dois dias depois me ligou uma menina da Fiat, extremamente educada para pegar meus dados e explicar o funcionamento do Demo Drive.
A Fiat mandaria o carro no endereço que eu escolhesse, com o tanque cheio e lavado e buscaria 3 dias depois, isto mesmo 3 dias depois, no endereço que eu quisesse e não precisava completar o tanque. Eu poderia escolher entre o modelo completo automatico ou o T-Jet, turbo.
Em troca, eu deveria preencher uma pesquisa de 10 perguntas sobre o carro e sobre o teste.
Passei meus dados para a menina e no dia marcado, com 30 minutos de antecedencia, recebi um telefonema do rapaz perguntando se ele poderia chegar 10 minutos mais cedo do que o horario marcado para me explicar o funcionamento dos equipamentos do carro.
10 minutos depois ele chegava na empresa e eu fui receber o carro. Ele me explicou todos os principais acessórios e deixou o carro la comigo.
O carro é muito legal. O acabamento de primeira com couro claro, instrumentos bonitos e bem iluminados, rodas de 17 polegadas, bluetooth para telefone em portugues e que entendia perfeitamente os comandos de voz e GPS integrado e controlado por voz também, som de primeira com MP3 palyer e disqueteira de painel.
Os controles são todos no volante do carro, os bancos tem controle de altura além dos normais, ar condicionado digital separado para motorista e passageiro, um porta malas de impressionar o tamanho e, no caso, como eu escolhi o T-Jet (é claro), câmbio manual.
Uma coisa que não gostei, o descansa braço do motorista, no caso um porta treco, atrapalha muito a mudança de marchas neste carro. Eu andei com ele levantando o tempo todo. Ele é legal em carros automáticos, mas em manuais poderia ser retirado.
Outro detalhe que não achei legal. O carro com as rodas 17 ficou MUITO duro. A suspensão dianteira socava com força nos trilhões de buracos de Belo Horizonte, apesar de deixar o carro maravilhoso ! A roda tem acabamento Dark Chrome e ficou linda no carro grafite. Acho que na versão normal, sem turbo, deve ter ficado mais macio. Como o carro é esportivo a Fiat deve ter dado uma endurecida para melhorar a estabilidade, mas com a roda 17 ficou exagerado !
Falando do motor Turbo, confesso que fiquei meio desanimado quando li na internet que era um motor 1.4 que a fiat trouxe da Itália. Pensei logo que seria um fiasco e fui meio descrente dirigir o carro.
Na saída do primeiro sinal na Nossa Senhora do Carmo já tomei um susto. O giro sobe muito rápido e a turbina entra com menos de 2000 RPM, ou seja, a potencia toda ja fica disponivel logo, com giro baixo !
Com a ajuda de um manômetro gráfico (foto abaixo) que já vem integrado, a gente consegue ver como a turbina entra progressivamente e sente as costas sendo pressionada no banco a medida que o gráfico e o giro sobe !
Dei mais uma aceleradas rápidas até chegar em casa porque Henrique ja estava ansioso para ver o carro e fui busca-lo para passear de Linea (primeira foto la em cima !) e deixei para acelerar para valer no dia seguinte.
Passeamos bastante no carro, curtindo cada detalhe, cada acessório. Usei o viva voz comandando tudo atraves do comando de voz, liguei para meus amigos todos, usei o GPS para ir do serviço até em casa sem ter que teclar nome de rua nenhum, só falando e ele entendia tudo perfeitamente. Ele copiou minha agenda do celular para a memória e identificava quem estava ligando, LIA MEUS SMS recebidos !!! Impressionante !!! Uma tecnologia que nunca vi em carro brasileiro !
Usei tudo o que eu tinha direito !
No segundo dia , andamos eu e Cláudio no carro para testar e a surpresa dele foi a mesma minha. O motor surpreende e demos uma boa esticada 040 acima ! Mas a chuva atrapalhou um pouco nosso teste e não deu para passar dos 200 Km/h ! (Brincadeira viu D. Paulina ! :-)). O comentário dele foi a suspensão que achou dura também ! No mais, ficou tambem surpreso com a qualidade do carro !
No dia seguinte, pontualmente no horário combinado, o rapaz voltou para buscar o carro e entreguei, confesso, com uma pontada de tristeza !
Sem dúvida alguma, no dia que for trocar de carro, uma opção é o Línea. Não sei se o T-Jet, até porque o $$ é alto nesta versão, mas um modelo mais “família” e menos esportivo esta na lista dos desejos sim !
Parabéns a Fiat pelo serviço, pela educação de todos os envolvidos no processo e pela qualidade do carro !
Sem dúvida alguma, o melhor serviço deste tipo que já recebi e GRÁTIS !