Quando eu fico muito tempo sem escrever um texto aqui no blog, fico procurando um assunto que eu ache legal para voltar a escrever. Hoje achei um assunto MUITO legal e num momento bacana: Uma homenagem ao meu pai !
Meu pai é múltiplo !
Ele é Poeta, contador de causos, Médico, Advogado, Marido, Pai, avô, Irmão, Tio, cunhado, sobrinho e nas horas que sobram Engenheiro (Civil, mecânico e eletricista) e Empresário !
Impressionantemente, ele exerce todas estas funções com a maestria de quem o dia tem 48h e não 24 ! Acho que por isto ele não dorme antes das 2 da manhã, coitada da minha mãe !
De todas as suas ocupações, as que mais admiro são, é claro, a de Pai e agora a de Avô. Todas são louváveis, sem dúvida, mas esta duas são especiais, por motivos óbvios !
Agradeço sempre a Deus pelo pai que ele me deu e se Deus me desse a chance de escolher um pai, eu o escolheria quantas vezes me fosse dada esta chance !
E agora como avô, meu pai é um herói ! Henrique fala todos os dias no ” Vovô Gelaldo” e a fazenda do meu pai é o paraíso para ele. Meu pai faz tudo que ele gosta e ainda vai almoçar de vez em quando com ele lá em casa ! O Vô tem cavalo, o Vô tem vaca, o Vô tem o Thor (Labrador da fazenda que ele brinca desde que nasceu!), o Vô tem Lagoa com peixe, o Vô da Cocoto quantas vezes ele pede, o Vô brinca de carrinho, o Vô deu um caminhão de madeira para ele que ninguém pode pegar, o vô é mesmo demais…
Mas agora, além de toda estas facetas acima, meu pai acrescentou uma nova: a de ESCRITOR !!
Não falo de livros técnicos e artigos, porque isto não teria graça de falar aqui neste espaço informal. Mas sim Escritor de Romance, de prosa, autor de um livro de memórias DELICIOSO de se ler !
Li numa sentada, pois para mim além da narrativa interessante sob a perspectiva dos olhos de uma criança, reconheci ali vários causos que já conhecia, vários personagens da vida do meu pai que já o ouvira falar, mas em fragmentos !
Ri muito com os casos do meu Tio Zé Maria, com as meninas paquerando os motoristas de ônibus de óculos Rayban e das travessuras do meu pai menino, fugindo pela janela do padre, diretor da escola onde ele estudava !
E me emocionei mais ainda, ao recordar dos meus avós, Vô Pessoa e Vó Antônia, lembrando do carinho do meu avô comigo e meu irmão e vendo que hoje a história se repete com meu pai e seus 3 netos !
Lembrei do presépio da minha avó na casa de Santa Luzia, na sala de visitas que nós meninos éramos proibidos de entrar para não bagunçar e nem quebrar nada, mas que entrávamos assim mesmo !
E mais que isto, entendi muito das crenças do meu pai em São Geraldo, sua religiosidade, da alegria com o presépio que ele monta na sala dele aqui na empresa religiosamente todos os anos na época do Natal, da aversão por canjiquinha e o porque do queijo e da Banana diários, gosto que eu também tenho !
Além de tudo, o livro é BONITO, bem diagramado e o bordado da capa foi feito por ELE ! Isto mesmo, meu pai sabe bordar e teve como modelo uma foto mostrando a Igreja da Santana e as casas são respectivamente do meu bisavô Carlos (com o teto vermelho) e a outra do bisavô Armando (lado Direito) !
As ilustrações do livro são aquarelas de fotos antigas dos locais que ele cita no livro, dos familiares e amigos daquele tempo e finaliza o livro com várias fotos já atuais com minha mãe, filhos e netos !
O livro ainda não foi lançado oficialmente. Ele ainda não se decidiu como será feito esta publicação.
Assim que ele resolver, conto para vcs aqui, meus amigos, porque sem dúvida, vale a leitura e a viagem no tempo !
Parabéns GOP, mais uma função para seu currículo e mais uma exercida com a maestria de sempre !
Te amo muito !
Geraldinho;
Lendo e relendo sua autobiografia sou ao mesmo tempo espectadora e protagonista de sua narrativa, pois como você, também vivenciei estas experiências tão ricas em Conceição do Mato Dentro. Como não me emocionar com o seu texto e com o seu olhar sensível que percebe a beleza em tudo? E que também traz à tona a minha história e faz emergir variadas emoções: boas, ruins, alegres ou tristes vividas junto aos meus pais, irmãos, parentes, vizinhos, amigos e colegas de infância.
Mergulho em suas palavras e, de repente, me vejo na Praça de Sant’Ana, em meio a procissões, festas, barraquinhas; participando da festa de Nossa Senhora do Rosário, de São Sebastião ou do Jubileu. Nada me escapa da memória e entristeço-me ao ver meu pai doente e acamado, mas também alegro-me ao vê-lo lindo e exuberante como o rei do Rosário.
Parece que estou assistindo ao filme da minha vida, onde a câmera pousa lentamente em cada detalhe, e, num instante, entro em minha casa, vejo o fluxo de pessoas, consigo ouvir as vozes de pessoas tão queridas, posso apalpar os objetos e vigiar no meio deles. Entro e saio dos cômodos, vejo os móveis, ouço o gramofone, toco a escrivaninha do escritório de meu pai e as lágrimas fluem espontaneamente.
Vou à cozinha e encontro a minha mãe, esteio de toda a família, trabalhadora, acolhedora e sinto cada gesto de carinho que ela tinha por mim e por todos.
Tudo em mim é um misto de sons, sentidos, sabores, de retorno ao tempo gratuito da amizade, dos piqueniques, das brincadeiras infantis e de celebração da vida.
Só posso, então, agradecer-lhe por proporcionar-me a leitura de seu livro que me conduziu a uma viagem simbólica para dentro de mim mesma.
Sua história me incita a sentir saudades da menina que fui, mas também a refletir e agradecer a Deus por tudo que vivi e pela criança que ainda habita em mim.
Abraços de sua tia Mathildes.
Marcelo
Não tenho palavras para expressar minha admiração por você e pelo seu Geraldo, a quem sempre admirei e agora ainda mais.
Você sabe o valor que dou à família.
Parabéns a todos vocês… Por serem quem são.
Grande abraço
Anuar
Oi, Marcelo!! Seu Geraldo é mesmo um grande “barato”!!! :É muito bom conviver com uma pessoa tão bacana! E mais legal ainda é ver que vc e o Cláudio, se tornaram tambëm grandes homens. E nós que convivemos com vcs, vamos aprendendo e aproveitando a companhia. Bjo, Hannahly.
Celão, parabéns a homenagem ao Sr. Geraldo, ele sempre foi merecedor de todos elogios possíveis.
Apesar da distância (desde 89)sempre os tive como minha família, pelo carinho, amor, consideração e exemplos de família e de pessoa que sempre recebi de vocês (Magalhães e Pessoa).
Sempre preocupados em agradar e fazer algo pelos os outros.
Jamais esquecerei da nossa infância e adolecência o quanto recebi dos seus pais e de vocês e serei etermamente grato por terem permitido fazer parte de uma família tão unida e maravilhosa quanto a sua.
Abraços,
Sidão….
Como faz para comprar um?
Vô ai buscar, que legal!
Abraços.
Uma beleza!!!
Fiquei emocionado.
Meu amigo,
lindo demais!!!!!!!!!!!! Realmente a família Cepa é show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!
Waguinho
Dizer pras pessoas queridas o quando elas são importantes pra gente faz muito bem pra quem ouve e pra quem diz…! Faz bem até pra quem está por perto 🙂 !
Beijos,
De meus parabens a seu pai e a voces tambem. Quando lançar oficialmente estaremos la para prestigiar.
Abs
Carlos
Marcelão
Conheço a fera de perto. Se já o admirava pelo que sabia dele,
agora admiro muito mais pelo que fiquei sabendo. Ele é digno
do GENTE QUE FAZ, . Parabens ao GOP muita saude e muitos
anos de vida.
sds
ps
Parabens Cepa,
Sao Pai e’ tudo isso mesmo e mais um pouco ! Gracas a Deus voce pode aproveitar a companhia dele, ele poder participar de sua vida, do Henrique. Trabalhar juntos, enfim..O meu me faz muuuita falta…Quero comprar o livro assim que publicarem!
De um grande abraco nele por mim e outro pra voce !!!!
Do Amigo,
Pequeno
Oi Cepa,
Poxa, muito legal mesmo. Parabéns para você e seu pai.
Beijos
Laura
Grande Cepa
Cara, eu não sabia das múltiplas qualidades do “Cepão”, somente as qualidades profissionais já merecem im lugar no guiness!
E ainda sobra tempo para escrever, ser pai e avô presentes, é realmente de se impressionar.
Parabéns a você pela homenagem e para seu pai pelas conquistas quem continua atingindo.
Abraço
Flávio
Nossa Marcelo tô emocionada com a sua homenagem!!! Parabéns pela sua atitude e parabéns para seu Pai.
É muito legal vivermos nossa vida com pessoas tão especiais, assim ela fica com sabor mais gostoso de se viver!!!
Abçs, Flávia.
Meu amigo Cepa!
É emocionante a homenagem que vc prestou ao seu pai.
Quanto ao livro, preciso, urgente, de uma cópia. Uma não, várias!!!
Eu que conheci Conceição do Mato Dentro, no final de minha adolescencia, não imaginava que me casaria com uma moça de lá.
De uns bons anos pra cá, Conceição, é parte de minha vida, e é onde meu pequeno já passa as férias.
Espero que meu filho, João, possa aproveitar, ao menos um pouco, do tipo de infancia que seu pai teve.
O progresso chega, aquela característica interiorana se vai, as belezas naturais estão sendo degradadas pela mineração.
É triste ver hoje, o que conheci a vinte e poucos anos atrás. Imagine a diferença da época do Sr. Geraldo.
Pena que é assim que caminha a humanidade….
Cara, que bacana!!! Me deu vontade de ler o livro e conhecer seu pai!
Me deu saudades de meus avôs que, cada um no seu jeito, proporcionaram momentos mágicos.
Beijos!
Raquel
Oi meu filho.
Hoje foi um dos dias mais felizes da minha vida.
Agradeço muito à DEUS pelos filhos que tenho.
Vocês receberam de seu Pai valores e exemplos
que seguem rigorosamente como lhes foi ensinado e o que é mais importante, dão o devido valor.
Seu Pai merece tudo isto. Como PAI e AVÔ êle não tem um defeito.Sempre falei isto com vocês.
Vocês me dão muito orgulho.
Amo vocês.
Paulina
Caramba… isso explica a emoção que o Sr. Geraldo tava ali agora há pouco!
Parabéns, Marcelo. Acho muito legal o valor que vocês dão a família, valroes que eu compartilho demais.
Parabéns, GOP! Já tive a honra de folhear o livro, mas agora quero um para ler de verdade! Nos mantenha informados sobre o lançamento.
Oi Marcelo,
adorei as palavras destinadas ao seu pai. São totalmente merecedoras. E o bom é ver que todo o carinho de pai que ele lhes repassou hoje você e Claudio também dedicam a seus filhos.
Vocês são exemplo também! Adoro todossss!
Bjinhos Fernanda
Tei,
Fiquei muito emocionado com os seus comentários sobre o Livro e sua manifetação de amor por mim.
Tambem te amo muito,e agradeço a Deus pelos filhos que tenho.
Por oportuno parafraseio o SALMO 133-DAVI e digo:
1-Oh! quão bom e quão suave é que pais, filhos e irmãos vivam em união,
2-É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão e que desce à orla das suas vestes,
3- Como o orvalho do Hermon e como o que desce sobre o Monte Sião, porque ali o SENHOR ordena a benção e a vida para sempre.
Olá Marcelo,
Mesmo na correria tirei um tempo para ler a mensagem no blog e confesso que me emocionei com a homenagem.
Também sou muito apegado com a família e acredito que somente nos laços familiares é que temos o sossego necessário viver e continuar pensando que tudo vale a pena se estamos entre nossos familiares queridos.
Abraços e mande notícias quando o livro for publicado.
Luciano Pires
Sigla
Oi Marcelo!!
Que homenagem mais linda e carinhosa! Ninguém mais que ele é merecedor de todos esses elogios, e os faço meus também. Afinal é um tio muito querido que eu ví namorar na sala da casa de vovò e me levava de “vela ” para passear com o casal.
Mas Deus também deu a ele dois filhos maravilhosos que só deram e dão alegrias.
Não sabia do livro, estou muito feliz e orgulhosa. Me dê mais notícias sobre o lançamento. Um grande Beijo.
Beth