Leo e sua amiga Lella !

Semana passada recebi um email do meu amigo Leo Coscarelli !

Apesar de nossa diferença de idade, temos uma amizade, eu e o Leo há mais de 15 anos. Desde a época da Horizontes BBS quando nos conhecemos, eu como um dos moderadores e ele como usário, e desde esta época, nunca mais deixamos de nos falar. Trocamos vários emails e eu sempre falo para ele publicar um livro pois ele tem extrema facilidade para textos. Já tinha inventado até o nome: Janela para a Itália (trocamos muitos emails na época que ele morou em Roma para estudar ).

O Leo é deficiente visual e veio perdendo a visão ao longo dos anos ! Ele sempre usou muito a informática para ajudá-lo nos estudos ! Nos conhecemos quando ele comprou uma placa para usar em seu computador que ampliava as fontes em sua tela para ele conseguir usá-lo e esta placa deu um conflito com seu modem. Ele me pediu ajuda pela BBS e fui na casa dele um dia para tentar resolver o problema ( e conseguimos !).

Tenho uma profunda admiração por ele pois mesmo com sua deficiencia, ele se formou em direito na Itália e hoje trabalha no Consulado Italiano em São Paulo na área de Direito Internacional. Sua deficiencia nunca foi um impedimento para ele curtir a vida, viajar, namorar, nada ! Sempre tirou as melhores notas em sua turma e sempre namorou muito, na Itália e no Brasil !

Por volta do ano 2000 ele me mandou um email contando sobre a Lella ! Ele estava todo feliz com a nova companheira !

A Lella é um pastor alemão, cão guia treinado pelo Rotary na Itália. Ele havia passado uma semana em Milão se ambientando com ela e ela com ele. Um se acostumando a dar ordens corretas, cuidar das necessidades da sua nova companheira e ela se acostumando com a voz de seu novo dono e com os comandos dados por ele com um sotaque ainda estranho a ela.

Mas logo se entenderam e se apaixonaram ! Era como se fossem conhecidos já ha anos e a Lella passou a ser a extensão dos braços e pernas do Leo e, sem dúvida alguma, seus olhos !

Várias vezes tive noticias dos problemas enfrentados por ele nos lugares públicos em que ele tentava entrar com ela aqui no Brasil e era impedido. Felizmente, com seu conhecimento profissional e muita luta, conseguia sempre fazer valer o seu direito, tanto que hoje o Brasil possui uma lei que fala especificamente sobre os cães guias ! Até no Estado de Minas ele conseguiu colocar uma reportagem com ele e Lella sobre o assunto.

Muito tempo depois que o Leo trouxe a Lella para o Brasil apareceu numa novela da Globo um cego com um cão guia. Já conhecia tudo sobre este assunto, sempre atulizado pelo meu amigo ! A Globo estava atrasada !

Era fácil ve-los andando pela Savassi em suas vindas a BH, saindo da academia de ginástica e até no BH Shopping ! Palácio das Artes, restaurantes, aviões, sempre lá estava Lella, quietinha, sentada aos pés de seu amigo e companheiro !

Pois bem, mas a vida tem coisas tristes também e o email que o Leo me mandou semana passada era para contar sobre a repentina morte da Lella. No começo deste mês, sem qualquer sinal de dor ou sofrimento, a Lella simplesmente não veio dar seu bom dia habitual ao Leo numa manhã.

Ele estranhou e mesmo a chamando ela não respondeu. Estava deitada ao lado de suas vasilhas de ração e água, onde sempre dormia, e não acordaria mais !

Foi realmente um golpe para o Leo e para nós, seus amigos, que acompanhamos por anos a evolução deste relacionamento entre eles e conhecemos o tanto que a Lella ajudou ao Leo a conquistar sua independencia !

Uma companheiro silenciosa, que nunca reclamou de nada e que estava sempre disponível para ajuda-lo a hora que fosse !

Uma autópsia mostrou que Lella tinha um tumor maligno no coração que rompeu durante a noite e a levou ! Se serve de consolo ao meu amigo Leo, lhe foi dito que ela não sofreu, não sentiu dor e morreu provavelmente dormindo !

Sofrendo muito hoje esta meu amigo, se sentindo desamparado, sozinho, sem rumo. Palavras não conseguem amenizar esta dor. A única coisa que podemos fazer para amenizar esta perda e falar que seus amigos estão ao seu lado, mesmo que de longe, e sempre a disposição para nossos bate-papos, emails, chats, etc !

A Lella fez sua ultima viagem para BH semana passada e esta enterrada no sítio da Família, local onde sempre gostou de correr e brincar !

Esta entrada foi publicada em Aconteceu. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Leo e sua amiga Lella !

  1. Pingback: Marcelo em Pessoa

  2. Pingback: Leo e seu novo cão guia - Brámi « Casos da Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *