Galaxy tab
O Cepa me pediu para escrever um artigo sobre o galaxy tab. Bom resolvi falar sobre a minha experiência com o tablet e não ser técnica demais.
O que eu gostei num tablet pra querer ter um? Bom, Já havia visto uns vídeos, umas notícias sobre o acontecimento da época, o Ipad. Eu adoro novidades de tecnologia. Há pessoas que tem pavor de grandes mudanças, de quebrar paradigmas. Trocar de S.O., calculadora, versão de programas, livro de papel por eletrônico, nem pensar!
A 1a. coisa que me empolgou mesmo foi a leitura de livros. Passei uns anos comprando muitos livros e rapidamente notei que estava ficando sem espaço na estante! Já tinha lido alguns livros e artigos no meu finado palm, mas tadinho, era bem desconfortável e dava um trabalhão pra converter e transferir pro bichinho. A possibilidade de poder ler em um tablet me empolgou bem. Tela maior, acesso wireless, comprar direto pela internet e ler na hora, fora outras publicações como jornais e revistas, a própria internet etc.
Quando uma amiga voltou dos Usa com seu ipad vi que era muito mais legal que isso! Fui me informar, mas na época só quem trazia de fora conseguia o danado. Depois vi que já existiam opções pras amarras da apple. O galaxy tab da samsung apareceu com suas 7, que me agradavam mais e com muitos outros recursos: câmera, tv (ótima aliás), slot de cartão sd, chip comum de celulares, wi-fi, 3g, android, etc. O fato de não precisar de software para conectar com um computador convencional também me atraiu! Nem itunes, nem palm desktop. O cabo usb já te dá acesso ao cartão ou sd interno como se fosse uma pen drive e ainda serve pra carregar.
Depois de esperar meses pra comprar um, sem plano associado, desisti de esperar chegar nas lojas que o vendiam (pois é, os estoques acabavam rápido) e comprei com um plano de dados apenas, pois ainda não pensei em usar-lo como celular (ainda, diga-se passagem).
E só tenho elogios pro tablet! É muito bom ler nele! Já li alguns livros em pdf que já tinha tentado ler no netbook mas desisti por não ser prático nem confortável. Queria muito comprar livros novos, mas as nossas editoras ainda quase não lançam títulos digitais. Mas vou comprar em inglês mesmo pra experimentar. Bom que treino o inglês. Em português, só os que conseguimos encontrar na rede.
O tamanho de 7 muito criticado pelos applemaníacos, pra mim é perfeito! Cabe na palma da minha mão e dá pra ler deitada, sentada, no sofá, na cama, em qualquer lugar. Sem falar que levo ele discretamente na bolsa, e sem pesar, pois ele é levinho! Será por isso que os leitores digitais também são de 7?
Hoje quase não uso computador em casa, só quando tenho que trabalhar mesmo, pois uso programas gráficos versão windows e que precisam de telas bem grandes mesmo. Ler e-mails? Muito melhor no tab! Internet? Pouquíssimos sites não funcionam, e como é bom poder ver os vídeos em flash! Aliás, nota 10 pra ver vídeos nele! Sensacional! Ele vem com uma app. própria do youtube, que é show! Achei que não fosse usar a câmera, mas já viu né? Já que tem e é ótima, vamos usar! E não é que já usei muito? O treco serve até como leitor de código de barras e scanner! Salva e envia em pdf, com qualidade excelente! Câmera não é só pra foto! Ainda não achei alguém pra usar vídeo conferência, mas já instalei o skype. Qualquer dia vou tentar falar com uma amiga que está na Alemanha.
Quanto ao android falava-se que seria difícil de configurar, etc. Qual é? Quando liguei o gadget ele já achou minha rede wireless sozinho e já estava acessando a internet. Com a integração total com o google, num segundo já estava com todos os meu contatos (pra quê? E-mail!!). Minha agenda toda sincronizada automaticamente! Tudo sem fio, sem nada. Só dando meu login da google! A galeria de fotos já puxou tudo do que eu tinha no picasa. E que lindo é a galeria! Com o dropbox dá pra ter acesso aos arquivos compartilhados. O android market tem uma infinidade de aplicações pra tudo que você pensar! Não sou muito de joguinhos, mas viciei no enjoy sudoku, que no tab é um show! Mesmo as aplicações que não foram pensadas pra tablet ficam super legais nele, pois é uma tela de tamanho médio! Outra coisa legal é poder abrir e editar documentos do office.
Aliás uma coisa super legal é escrever com o swype da samsung. Até o apresentador William Bonner gostou (ele tem um galaxy tab)! Como não sou como a geração nova que usa os dois dedões rapidamente como um foguete, com esse recurso estou ficando fera na digitação! Este texto foi todo escrito no thinkoffice do tab.
Pontos negativos? Por enquanto só a falta de app. específicas como já estão aparecendo para o ipad: estado de minas, veja etc. Mas elas certamente virão, pois o número de tablets android só está aumentando e, como acontece com computadores, os softwares vão sendo desenvolvidos com o tempo.
Bom é isso! Resumindo, o tab está cumprindo muito bem o que se propõe! E que venham mais tablets, cada vez melhores!
Luciana Camara.
Mar/11