A Amazon anunciou hoje seu tablet Kindle para concorrer com o Ipad (!), o Kindle Fire !
O aparelhinho terá tela de 7 polegadas (concorrer com o iPad com uma tela 2 polegadas menor?!) também com Gorilla Glass e multitouch de 2 pontos ( o do iPad é de 10 pontos!), o processador será de dois núcleos, com 8 Gb de memória e somente conexão Wi Fi. Ele não possui câmera ou microfone embutidos e irá rodar uma versão personalizada do Android 2.x!
Tão personalizada que até o Browser será desenvolvido pela Amazon e se chamará Amazon Silk e será a grande novidade do aparelhinho que promete uma navegação muito rápida pois irá dividir o processamento da navegação com a Cloud da Amazon.
O Kindle Fire trará acesso às loja de apps Amazon Appstore, Kindle Store, Amazon MP3 e Prime Instant Video. Além disso, também haverá acesso gratuito aos serviços de armazenagem nas nuvens como o Amazon Cloud Player, Amazon Cloud Drive, Kindle Cloud Reader e Amazon Cloud Storage.
O aparelhinho entra em pré-vendas hoje e a Amazon esta prometendo o início da entrega para 15 de novembro, por enquanto somente nos Estados Unidos.
O mais intéressante eu deixei para o final do post para fazer suspense mesmo 🙂 : O preço será de US$ 199,00 ( o iPad mais barato tem o preço de US$ 499,00).
A empresa também anunciou a redução de preços do novo leitor de livros digitais Kindle, para US$ 79, em um modelo 18% menor que o anterior. Até então o valor cobrado nos Estados Unidos pelo e-reader era de US$ 114.
A Amazon ainda anunciou dois novos modelos de Kindle com tela sensível ao toque. A versão Kindle Touch Wi-Fi custará US$ 99 e o Kindle Touch 3G custará US$ 149.
Minha conclusão sobre o gadget:
– Não será um concorrente de força para o ipad, talvez para o Galaxy Tab, talvez…
– O preço é muito bom
– Não sei se nesta versão do Android todos os aplicativos do Android Market rodará. Se rodar, é uma ótima noticia
– Gostaria de ver o Amazon Silk funcionando. Na teoria é muito bacana, vamos ver na prática.
Vejam o comercial do Kindle Fire :
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jUtmOApIslE[/youtube]
__________________
Vi na INFO
Ele é concorrente do iPad. Aliás, o único concorrente decente até agora. O iPad sempre foi, em conceito inclusive da Apple, uma plataforma de consumo de conteúdo. A Amazon otimizou o hardware e o software ao extremo para que a experiência do usuário fosse perfeita para isso. Ora, se com um hardware inferior e muito mais barato, você consegue fazer as principais atividades executadas no iPad, considero um concorrente – forte por conta do preço. Eles tem uma empresa de peso por trás (garantia), um Android estável e otimizado (performance), novidades no navegador (eficiência), excelente estrutura (lojas de apps, música, filmes, seriados, livros, revistas, HQs e jornais). Essa última parte é importantíssima. É o grande problema do Android genérico. O Android Market é uma zona! Tem muita porcaria, apps duplicados ou com nomes parecidos, malwares, falta de controle total. A loja da Amazon é mais parecida com a App Store da Apple – organizada e segura, com a vantagem de vender de tudo e com um foco no cliente que dá gosto de ver. Esse ambiente que o Jeff Bezos construiu é a diferença do produto dele para todos os outros Androids xing lings. Ele criou uma máquina de compra direta. É o sonho de todo vendedor em massa. E a ideia é vender o hardware em massa para vender tudo em grande quantidade. Por isso foi possível o preço agressivo do tablet. (Antes de alguém rootear o aparelho, não será possível acessar o Android Market)
Na minha opinião, o multitouch de 2 pontos apenas não faz tanta diferença assim.
Negativos
Um dos pontos negativos é que para conseguir isso tudo, ele teve que fechar algumas coisas. Os formatos aceitos são fechados, DRM pra tudo. Não sei se será fácil colocar no aparelho e na nuvem o seu conteúdo pessoal, conteúdo não comprado na Amazon. Posso enviar o meu próprio AVI e MP3? Continuará sendo fácil converter arquivos epubs para mobi? Se for fácil, o Jeff chega bem perto do Steve e deixa de ser ponto negativo.
Ele poderia melhorar o tempo de bateria. A tela é menor, mas são mais pontos por polegada. Não faz muito sentido ser tão portátil e não ter 3G. (mas o preço é 199… tá ótimo, na minha opinião).
Vamos pensar um pouco. O que você faz no iPad que não conseguiria fazer no FIre? Bom, o que eu consigo imaginar – Não tem GPS (nem mesmo AGPS), não tem 3G… o que mais?
Mas no geral acredito que o pessoal da Samsung ficou mais tenso que o pessoal da Apple. O Fire é concorrente bem forte dos tablets pequenos tipo o Galaxy de 7″. Um killer na verdade.
Realmente concorrer com o iPad é uma expressão muito forte para este pequeno gafanhoto da Amazon. Talvez não o faça nem com o Galaxy. Mas sem dúvida é uma ótima ferramenta de popularização dos tablets, como quando surgiram os primeiros netbooks, para concorrer com os notebooks…
Pois é. Achei meio descabida a comparação com o iPad. Vamos ver como ele vai se sair no mercado ne?
Quem viver, verá !