Mais uma do nosso presidente !

A metáfora do presidente
LULA DISSE QUE VAMOS”NOSFU”
O presidente turbinado dá uma aula de economia em linguagem de botequim

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fontes: Blog do Noblat, Discurso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Rio, dedicou pelo menos 40 minutos de seu discurso à crise econômica internacional. Usando uma metáfora em que comparou a relação entre a sociedade e a crise à de um médico com seu paciente, Lula afirmou que, tendo um médico, o aconselhável é ele dizer que vai recuperar o paciente. Assim como a um presidente, de que a crise tem saída.

– Ou você diria ao paciente: meu, sifu’ (sic). Vocês falariam isso para o paciente de vocês? Vocês não falariam.

A palavra de baixo calão utilizada no discurso pelo presidente acabou sendo suprimida do discurso, no site da Presidência. Na transcrição, no trecho onde apareceria a palavra, está a explicação de que o som estava inaudível. (Leia o discurso na página do Ministério da Comunicação Social)

Mas não é uma expressão que caiba bem em um pronunciamento público de qualquer autoridade – menos ainda se essa autoridade for o presidente da República.

Quem convive com Lula sabe que ele fala palavrões com frequência. Palavrão funciona para ele quase como uma vírgula em meio a uma frase.

Mas creio que essa foi a primeira vez que diante de uma platéia, em evento coberto fartamente pela mídia, ele usou um palavrão.

Mais grave que o palavrão, onde todo mundo se centrou, queremos ressaltar que Lula revela com a metáfora que está mentindo o tempo todo para o país, a respeito da crise econômica mundial e seus reflexos no Brasil (Se você chega dizendo a gravidade da doença, você acaba matando o paciente- disse ele).

Portanto, Lula diz que mente quando afirma que tudo está sob controle, é apenas uma mentira piedosa, na realidade o paciente Brasil está “sifu”.


A expressão “sifu” foi inventada pelo tablóide O Pasquim, nos anos 70, onde se conjugava um estranho verbo defectivo assim: Mefu, tefu, sefu, nosfu. É “correto”, pois, dizer: tamos nosfu, vamos nosfu, estamos nosfu e assim por diante.

Esta entrada foi publicada em Aconteceu, Opinião. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *