Quando fiz minha conta no Twitter (leia aqui) a Ju me deu os parabéns porque agora eu era uma pessoa 2.0 !
Logo depois o Marcus Lemos, um consultor/amigo que sabe tudo da vida moderna me mandou uma msg no Twitter falando a mesma coisa.
Pô, tudo bem, gosto de tecnologia e estou atento a tudo que possa ser ligado a ela, mas nunca ouvi falar de uma pessoa 2.0 !
Ai recorri ao Marcus (que afinal lançou seu blog, www.marcuslemos.com.br) ele me mandou o texto abaixo !
Valeu Marcus, parabéns também pelo blog ! Já esta no Blogroll do Casos da Vida !
O que é Web 2.0… vamos lá
Na web “1.0”, até há alguns anos atrás, a comunicação da internet era de uma via só. Por exemplo, as empresas escreviam nos seus sites, mas não abriam espaço para os clientes participarem do site ou dialogar com a empresa. Só existia o “Fale Conosco”, se muito… Havia pouco espaço para as pessoas comuns participarem do www.
Com a evolução das tecnologias de programação, a web começou a ficar mais aberta e começou a permitir que os usuários começassem a contribuir na elaboração do seu conteúdo. O termo “2.0” não quer dizer muita coisa em si, até porque o que temos hoje é uma simples evolução da forma de interagir na plataforma web, e uma evolução dos conceitos e forma de enxergar a internet… juntamente com isso, a evolução das tecnologias que permitissem essa interação.
Em poucos termos, a Web 2.0 é essa internet em que os usuários tem a possibilidade de interferir no conteúdo da internet, por meio das redes sociais, blogs, wiki… Por exemplo: Orkut, wikipedia, twitter, Via 6, Flickr, comentários em blogs, personalização de conteúdo, assinar RSS (vc personaliza o que quer receber); envio de vídeos pro Youtube, etc, etc. Ou seja, a internet passa a ser uma construção colaborativa, ou coletiva, aberta, como num software livre.
Juntamente com essa evolução, o visual também mudou e temos hoje um design também condizente com o 2.0, que valoriza a informação, a navegação, a amigablidade e a interação com o usuário.
Muitas empresas têm explorado em muito o 2.0, por vários motivos: Abertura de canais para o relaciomento com os clientes; entender e antecipar suas demandas e reclamações; acompanhar tendências; uso gratuito da divulgação por redes sociais; entre outras.
Isso é um panorama bem geral do que é. Imagine como a Oracle: Vc tem uma tecnologia, que se chama Web 2.0, mas nela há váaarios produtos. rsrsrsrsrsrs
Achei esse link. É um pouco velho, mas explica um pouco o que é: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml
Era isso mesmo que queria saber? Se num for, pergunte de novo kkkk
Abraço,
Isso aí Marcus, falou bonito. Eu particularmente não gosto do nome WEB 2.0 para as “novas” possibilidades de interação. Porque a WEB 2.0 não é nada mais que WEB com cara de WEB. Como diz o Luli, a televisão evoluiu muito nos últimos tempos e ninguém fica chamando ela de TV 2.0. Outra coisa, que layout é esse? Gostei não…hehehehe
KKK nem eu e nem o IE. Ta desclassificado ! Sugere um aí ué !
Quanto a Web 2.0, é verdade, mas como a coisa esta evoluindo muito, o 2.0 não tem sentido de coisa nova, e sim de evolução da 1.0 ! Acho que é por aí !